A Administração Municipal através Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente em parceria com outras secretarias municipais trabalharam firme no mês de setembro no combate a dengue.
O resultado deste trabalho veio no mês de outubro quando a equipe de agentes de controle de endemias da Secretaria de Saúde realizou levantamento rápido do índice de infestação por aedes aegypti e tiveram resultado positivo, alcançando índice 0,0 de infestação no mês de setembro.
Para mensuração o Ministério da Saúde adota o seguinte prognóstico: IP - Inferiores a 1% estão em condições satisfatórias; IP - De 1% a 3,9% estão em situação de alerta; e IP - superior a 4% há risco de surto de dengue.
Em 2015 o município de Três Barras passou por algumas situações de risco com a dengue, no 1º ciclo IP – 1.67, 2º ciclo IP – 0.62, 3º ciclo IP – 0.75, 4º ciclo IP – 1,25 e após todo o trabalho realizado de mutirões programas, grupos técnicos, secretarias envolvidas, no 5º ciclo o índice fechou em 0,0.
“No mês de setembro o município de Três Barras alcançou o índice de 0,0 o que nos classifica em condições satisfatórias, porém, não podemos nos acomodar temos que dar continuidade aos trabalhos que realizamos no combate a dengue. A prevenção é a única arma contra a doença. A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante o monitoramento da população em conjunto com os agentes de controle de endemias desses locais que podem acumular água”, afirma a secretária da Saúde, Jaqueline Pimentel Oenning .
Em 2014 foram confirmados 03 casos de dengue em 2015 que teve o foco de infestação maior em toda a região, foram confirmados 02 casos até o momento.
Segundo a secretária, muitas ações estão sendo desenvolvidas, no sentido de instituir precocemente, tanto a assistência oportuna para pacientes suspeitos de dengue, como as medidas de controle do mosquito transmissor.
Frente a isso a Secretaria Municipal de Saúde e Meio Ambiente em conjunto com as vigilâncias Epidemiológica e Sanitária, desenvolveu várias ações no combate a dengue.
Ações desenvolvidas:
Mutirões: Os mutirões foram realizados em conjunto com todos os setores da administração com o objetivo de fazer uma limpeza geral na cidade, para o serviço foram destinados caminhões e uma retroescavadeira para fazer a coleta do lixo e dos entulhos.
Programa de Incentivo aos Catadores: O programa de incentivo aos catadores, recicladores, foi criado para que os mesmos tenham mais cuidado com o lixo que é coletado, então, todo mês a assistente social da Saúde, passa pelas residências dos recicladores e os que tiverem suas residências mais organizadas, ganham um Kit de Limpeza.
Grupo Técnico Contra Dengue: O grupo técnico envolve secretária de Saúde, de Meio Ambiente, de Administração, a Vigilância Sanitária, Equipe Epidemiológica, Educação e Tributação. O grupo técnico realiza constantes reuniões visando combater o mosquito da dengue.
Dia “D” no Combate a dengue: O dia “D” foi sugestão do prefeito Gerso Gusso. e acontece todas as sextas-feiras, o objetivo do deste dia é que todos possam lembrar da dengue e falar sobre os cuidados, em contra partida a este dia toda a ultima sexta-feira do mês a Prefeitura realiza o mutirão, onde o caminhão com a retroescavadeira passa e realiza a coleta de entulhos, galhos, e outros materiais.