O Programa Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, tem como finalidade garantir o direito à alfabetização das crianças brasileiras até o final do 2º ano do ensino fundamental e foca a recuperação das aprendizagens das crianças do 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.
O Compromisso estabelece, entre seus princípios, a promoção da equidade educacional, sendo considerados aspectos regionais, socioeconômicos, étnico-raciais e de gênero; a colaboração entre os entes federativos; e o fortalecimento das formas de cooperação entre estados e municípios.
Dentre as ações do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada esta o LEEI (Leitura e Escrita na Educação Infantil) que é um projeto de formação de professores da educação infantil que visa fortalecer o trabalho com as linguagens oral e escrita, preparando-os para desenvolver práticas que ampliem a experiência das crianças com a linguagem desde os primeiros anos de escolaridade. O objetivo é garantir que as crianças tenham acesso à cultura escrita desde cedo, mesmo sem a alfabetização formal.
Para organização do trabalho do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada cada município possui um representante denominado como Articulador Municipal que compõe a Rede Nacional de Articulação, Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa).
Hoje teremos a exposição teórica e prática dos Percursos Formativos em que foram trabalhados diferentes temas relativos à Leitura e Escrita no âmbito da Educação Infantil; Oralidade e Narrativas infantis; Leitura e Escrita como práticas sociais; Currículo e práticas de leitura com as crianças; Livros de literatura, qualidade e diversidade; espaços e mediações de leituras; Experiências de leitura com as famílias.