Na manhã desta quarta-feira (22/10), representantes das Secretarias de Saúde e Educação de Três Barras do Paraná foram convidadas pela Promotora da Comarca de Quedas do Iguaçu, Dra. Ana Righi Cenci, para apresentarem a metodologia utilizada no município e o fluxo organizacional para o atendimento às crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). O convite se deu em razão do bom desempenho de Três Barras do Paraná no atendimento a esse público, a fim de compartilharem suas experiências baseadas no modelo aplicado.
O encontro, realizado na cidade de Quedas do Iguaçu, também contou com a presença de representantes das Secretarias de Saúde e Educação dos municípios de Quedas do Iguaçu e Espigão Alto do Iguaçu. O objetivo da reunião foi compartilhar as práticas exitosas e estratégias adotadas, que têm contribuído para a diminuição das filas de espera para o atendimento especializado às crianças diagnosticadas com TEA.
A metodologia aplicada em Três Barras do Paraná tem sido reconhecida pelo seu impacto positivo, proporcionando um atendimento mais ágil e eficiente, além de integrar as áreas de saúde e educação para garantir um suporte mais completo às famílias. A iniciativa visa, ainda, fortalecer a rede de cuidados e promover a inclusão plena dessas crianças no ambiente escolar e social.
A troca de experiências entre os municípios da região promete fortalecer as políticas públicas de atendimento na saúde e educação das crianças com TEA, ampliando o acesso e a qualidade do atendimento na região.