A Campanha surgiu do tipo de gênero textual em que as crianças se atentam a problemas da comunidade
A professora Cleide Luciane Hudziak ensina a seus alunos, durante o ano letivo, diversos gêneros textuais na disciplina de Língua Portuguesa e um deles é o chamado Gênero Campanha de Conscientização Comunitária. Nele os alunos do 4º ano da Escola Municipal Carlos Gomes leem textos que possuem o intuito de esclarecer e atentar sobre determinado assunto, além da detecção de algum problema ou demanda da comunidade.
A professora, que é regente da turma do 4º ano “B”, destaca como desenvolve o tema com as crianças. “Para trabalhar este gênero textual primeiramente instiguei os alunos a pensarem em algum problema que temos na comunidade escolar, como meu trabalho é muito voltado para o incentivo à leitura, os alunos sugeriram que um dos problemas da comunidade escolar seria a ‘falta’ de leitura. A partir disso, iniciamos a confecção dos panfletos, que foram produzidos pelos alunos, para serem distribuídos nas turmas de 3º, 4º e 5º ano da Escola Municipal Carlos Gomes”.
A Campanha foi realizada entre os dias 01 e 08 de dezembro, tendo como lema “Separe um livro que você já leu e faça uma doação!”. Muitos alunos colaboraram e as doações foram entregues para a direção da escola, que irá incorporá-los ao acervo da sala de leitura.
Cleide e alunos da turma do 4º ano “B” agradeceram imensamente os alunos que participaram da campanha doando livros de leitura e aproveitaram a oportunidade para deixar uma mensagem sobre a importância de cultivar o hábito da leitura. “Bastam 20 minutos por dia, mergulhado nos livros, para você se dar melhor nos estudos e na vida!”.