Na última quinta-feira, 17, o secretário de Agricultura, Valdemar Callegari juntamente com o Coordenador de Relações com as Comunidades da SANEPAR, Roboão Senegaglia, estiveram em reunião com os moradores que serão beneficiados com água na Linha São Francisco em Três Barras, para debater assuntos com relação ao fornecimento e manutenção de água naquela comunidade.
De acordo com o coordenador da SANEPAR, Roboão, o seu papel nesta reunião é organizar uma Associação ou Comissão para o Controle e Manutenção da Água e dar sugestões para que o abastecimento possa funcionar corretamente.
“Não há interesse da SANEPAR e nem viabilidade administrativa por parte da Prefeitura no fornecimento e manutenção da água nesta comunidade. O que deve existir é a organização dos moradores através de uma Associação ou Comissão para que eles mesmos administrem este trabalho. A SANEPAR e a Prefeitura farão todo o trabalho de instalação e readequação do abastecimento, além do controle inicial e três pessoas da comunidade, sendo uma titular e outras duas de reserva serão treinadas pela SANEPAR para oferecer seus serviços em benefício da comunidade. O pagamento destas pessoas, bem como os custos de energia, gastos para o bombeamento da água para o sistema, como a aquisição de químicos para o tratamento e a futura aquisição de bombas de reserva, sairá do fundo de reserva da Associação ou da comissão. Não é impossível. Os custos cairão praticamente pela metade e a Associação conseguirá manter-se tranquilamente; basta todos participarem deste modelo de gestão”, garantiu o Coordenador de Relações Comunitárias, Roboão Senegaglia.
“Nós da administração, através da secretaria da Agricultura, já realizamos a instalação de 12 redes de água em todo o município e agora estamos trabalhando na rede da Linha São Francisco. O objetivo deste projeto é oferecer água de boa qualidade aos moradores daquela localidade. Buscamos assim formar uma Associação ou Comissão organizada para que sozinhos possam gerenciar os abastecimentos e terem os seus próprios fundos caso ocorra algum imprevisto”, disse o secretário Callegari, destacando que o prefeito Gerso Francisco Gusso está de parabéns pela iniciativa de levar agua potável a essas comunidades.
Hoje, cerca de 350 famílias são beneficiadas com água potável, através das redes de água que foram instaladas nas comunidades do município.