Na manhã de hoje, a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) realizou uma reunião crucial na sede da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop), em Cascavel, para marcar o encerramento da importante campanha "Adapar Educa a Campo - Todos Juntos Contra Raiva".
O encontro reuniu o Secretario de agricultura de Três Barras do Paraná, Cristian Ludwig e a Médica Veterinária Andressa Eduarda Ferreira, além de produtores rurais, técnicos e autoridades para avaliar os resultados da mobilização e planejar as estratégias contínuas de prevenção contra a raiva dos herbívoros.
O foco da reunião foi reforçar o perigo que a doença representa para o agronegócio paranaense. A raiva em herbívoros é uma virose fatal que dizima rebanhos de bovinos, equinos e caprinos, causando grandes prejuízos econômicos. Mais do que isso, a doença é uma zoonose, representando um sério e iminente risco à saúde pública.
Em um dos anúncios mais importantes da manhã, a Adapar oficializou a inclusão do município de Três Barras na lista de áreas com obrigatoriedade da vacina da raiva para herbívoros. A medida se deve à identificação de novos focos ou maior circulação do morcego hematófago na região, reforçando a necessidade de que os produtores locais cumpram rigorosamente o calendário vacinal para proteger seus rebanhos e evitar a disseminação da doença.
A Adapar reforçou o pedido para que os produtores permaneçam em alerta e busquem a Agência em caso de qualquer suspeita ou dúvida sanitária.
