A Emater em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Cooperativa de Crédito Cresol realizou nesta quarta-feira (16), na comunidade do Itaguaçu, palestras sobre o Manejo Integrado de Pragas e Doenças para a cultura da soja.
Participaram da reunião os técnicos da Emater, que desenvolvem o programa de assistência técnica Chamada Pública, Carlos de Carvalho, Celso Almeida, Sérgio Hein, o secretário da Agricultura, Valdemar Callegari, a engenheira agrônoma, Marlette Dal Magro, o presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Paulo, agricultores e alunos da Casa Familiar Rural.
Os engenheiros agrônomos especialistas em doenças de soja, Jorge Alberto Gueller e Onóbio Werner, palestraram sobre o manejo integrado MIP e MID na Soja que é uma tecnologia que utiliza um conjunto de técnicas sustentáveis para o manejo eficiente de pragas e doenças que atacam as lavouras de soja.
Para os engenheiros atualmente se percebe que, muitas vezes, os inseticidas são usados em excesso, sem analisar a quantidade de pragas ou incidências de doenças, isso acontece por causa da utilização de um calendário de aproveitamento de operações, ou compra de pacotes para safra.
Monitoramento
O primeiro passo é conhecer as técnicas e experiências existentes, participando de eventos organizados pela Emater e as organizações de pesquisa oficiais. Nestas ocasiões é possível aprender com a experiência dos produtores que já adotam essas práticas. Outra etapa é discutir com um profissional que assiste o planejamento para a instalação da lavoura, optando por cultivares mais resistentes ou tolerantes, quando for possível. Além disso, existem estratégias de época de plantio que pode ser adotadas, melhorando as condições para das técnicas preconizadas. Outro passo é monitorar a área semanalmente e não tem outro jeito! Antes de fazer a intervenção, é preciso avaliar a situação com a assistência de um profissional habilitado e só fazê-la quando necessário. Depois disso, verificar o resultado da intervenção para aperfeiçoar seu conhecimento e prática com a utilização das técnicas de MIP e MID.
MIP-Soja consiste no monitoramento da lavoura para se verificar o número e o tamanho das pragas presentes na lavoura, bem como o nível de danos já ocasionados (desfolhamento, plantas atacadas, etc.), em relação ao de desenvolvimento das plantas.
MID consiste em conhecimentos e técnicas comprovadas cientificamente, com base no comportamento e na biologia dos fungos e das cultivares na lavoura. Através das duas técnicas, podemos tomar decisão sobre o momento e a maneira mais eficiente para controlar as doenças.