A Prefeitura de Três Barras, em parceria com a Divisão de Segurança do Tráfego Aquaviário (DSTA), da Capitania Fluvial do Rio Paraná (CFRP), iniciou na segunda, dia 16, o Curso de Formação de Aquaviários, Marinheiro Auxiliar Fluvial (MAF), que habilita a condução de embarcações de atividade comercial (Balsas, Dragas, Rebocadores, Graneleiros, Lanchas, etc).
O Curso foi realizado na sala do SENAC no prédio da Prefeitura e teve seu encerramento na última sexta, dia 20. Ao todo foram formados 29 alunos.
Ministrando o curso esteve a Tenente Lucyvan Nunes, a suboficial e enfermeira Sônia, o sargento e coordenador do ensino do EPM, Ednaldo, o marinheiro Ferreira e o suboficial, Vander, que é o responsável pelas aulas de condução e motores.
A Tenente, Lucyvan Nunes, destacou que os participantes tiveram noções sobre motor a diesel, combate a incêndio, primeiros socorros, navegação, sobrevivência no mar, entre outros. “Se o pescador ou marinheiro for abordado no mar pela Capitania sem habilitação, a embarcação será notificada e apreendida. É igual dirigir um carro sem ser habilitado”, finalizou a Tenente.
Para o secretário de Administração, Luiz do Bilo, o curso aquaviário que foi realizado em Três Barras foi de extrema importância para nossa região. “Nós estamos muito felizes por ter formado a segunda turma, pelo fato de termos o lago como um ponto turístico e também o ramo da piscicultura, contamos com o apoio da Marinha do Brasil e Capitania Fluvial Rio Paraná para vir formar mais turmas dando assim continuidade neste trabalho desenvolvido, que tem como principal objetivo habilitar os munícipes para que possam navegar com mais segurança”, frisou Luiz.