Nesta quarta-feira (11-05), na Câmara Municipal de Vereadores de Três Barras, o Município realizou a primeira etapa da 6ª Conferência da Cidade de Três Barras.
O encontro contou com uma palestra ministrada pela assistente social, Marilda Thomé Paviani, sobre questões básicas das cidades e olhares voltados para uma cidade melhorada.
A partir da palestra os participantes discutiram pontos positivos e negativos da cidade nas áreas de: habitação, mobilidade urbana, saneamento básico e Plano Diretor Participativo.
Para elencar proposta foram divididos três grupos que destacaram diversas ideias e elencaram propostas de melhoria, nos eixos citados, para políticas públicas municipais e estaduais. Norteados pelo tema: “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e com o lema: “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”.
A engenheira agrônoma, Marlete Dal Magro explica que as propostas elencadas e aprovadas pelos presentes serão apresentadas e discutidas na conferência estadual, para que se transforme em projetos de políticas públicas a nível nacional.
No ato foram eleitos delegados que representarão as propostas aprovadas para a Conferência Estadual e para a Conferência Nacional das Cidades será realizada em Brasília.
PROPOSTAS APROVADAS NA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE
1) Criação de programas voltados para a infraestrutura urbana dos municípios;
2) Garantir a criação de um fundo para subsidiar a regulamentação fundiária para famílias de baixa renda;
3) Fortalecer a atuação dos conselhos municipais das Cidades, por meio de capacitações dos conselheiros;