Na tarde desta sexta-feira (27/08), teve início a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Três Barras do Paraná. A abertura contou com a participação do Vice Prefeito, Nerceu Souza e sua esposa Olga Jaguzeski de Souza , representando o prefeito Gerso Gusso e sua esposa Secretária de Assistência Social, Cristina Gusso, da presidente do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Vanessa Buligon, representando o Presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Leandro Mocelin Salla a Vereadora Andreia Pereira, se fez presente também a vereadora Ivone Bonetti Brandt, e demais representantes de entidades, usuários e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (Suas).
O tema dessa edição é “ Direito do povo e dever do estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantis proteção social”.
A presidente do CMAS iniciou as falas reiterando o sentimento de gratidão a todos os envolvidos no processo conferencial. “Essa conferência é um processo de muitas mãos, agradecemos a todos que participaram ativamente das pré-conferências, aos conselheiros e todos que se empenharam para fazer acontecer. As mudanças só ocorrem quando governo, sociedade civil, trabalhadores e usuários caminham na mesma direção, com os mesmos objetivos” ,destacou.
O vice prefeito agradeceu o empenho de todos os envolvidos na conferência, citando a força tarefa entre várias secretarias e entidades, realizada para atender a população em situação de vulnerabilidade social. “Quero destacar e enaltecer o lindo trabalho da Assistência Social em nosso município. Temos uma excelente rede de atendimento e estamos trabalhado para ampliar ainda mais o atendimento para as pessoas que mais precisam”, conclui.
Em seguida, aconteceu a apresentação artística dos jovens do Curso de Aprendizagem Profissional Músico Intérprete do CEACA.
Nesta edição, a Conferência vai abordar cinco eixos temáticos, divididos em:
Eixo 1 - A proteção social não-contributiva e o princípio da equidade como paradigma para a gestão dos direitos socioassistenciais no enfrentamento das desigualdades;
Eixo 2 - Sobre o Financiamento e orçamento como instrumento para uma gestão de compromissos e corresponsabilidades dos entes federativos para a garantia dos direitos socioassistenciais;
Eixo 3 - Controle Social: o lugar da sociedade civil no SUAS e a importância da participação dos usuários;
Eixo 4 - Gestão e acesso às seguranças socioassistenciais e a articulação entre serviços, benefícios e transferência de renda como garantias de direitos socioassistenciais e proteção social;
Eixo 5 - Atuação do SUAS em Situações de Calamidade Pública e Emergenciais.
A Conferência Municipal de Assistência Social é o processo pelo qual os usuários, os trabalhadores e as entidades socioassistenciais junto com a gestão pública, conferem o estágio de implementação do SUAS e a efetivação da garantia dos direitos. Configura-se como um foro municipal de reflexão e deliberação sobre a Política Municipal de Assistência Social, aberto a todos os segmentos da sociedade local.
O evento é realizado pela Secretaria de Assistência Social e (CMAS) Conselho Municipal de Assistência Social.