O Município de Três Barras do Paraná, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com o Ministério Público, com a Rede de Proteção e Atendimento as Crianças, Adolescentes e suas Famílias, realizou o 1º Seminário Municipal de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher.
Dia 25 de novembro, comemora-se o Dia Internacional de Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres, que tem como objetivo, alertar para os dados dos últimos anos, os quais remetem para um aumentou bastante significativo de violência contra as mulheres.
O evento, ocorreu no Centro Social da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, com grande participação das mulheres. Aproximadamente 300 mulheres do Município, deixaram o evento ainda mais bonito e participativo. A Secretária Municipal de Assistência Social, Maria Cristina Gusso, avaliou o evento como um momento histórico para o Município, pois mesmo sendo uma temática tão delicada, trouxe tantas mulheres para discutir junto com a Rede e junto com o MP. A Promotora de Justiça da Comarca de Catanduvas, Dra. Julyeth Alamini dos Santos, trouxe além de informações importantes, abriu as portas do Ministério Público para ouvir, acolher e informar as vítimas de violência, falou ainda, sobre as Medidas de Proteção e sobre os diversos tipos de violência que acontecem dentro dos próprios lares destas mulheres.
O Seminário foi ainda, prestigiando pelo Prefeito Gerso Gusso, pelo Vice Prefeito, Nerceu Souza, Vereador Leandro Salla, pelo Sargento Luciano Giachini, entre outras autoridades que com certeza, levaram a mensagem da não a violência contra a mulher. Valdinéia Aparecida Corso (Cabo Aparecida), da Polícia Militar de Quedas do Iguaçu, trouxe a reflexão sobre as seis Leis, que todas as mulheres precisam saber. A tarde foi fechada com chave de ouro, com a palestra da Psicóloga e Professora, Diocleide Silva, Especialistas em Psicologia Social, que refletiu juntamente com as participantes, quais os tipos de violência e o que leva, as mulheres muitas vezes ficarem anos e anos, presas em um relacionamento abusivo e violento. Ainda no Seminário, aconteceu a entrega simbólica ao Prefeito Gerdo através das mãos da Promotora, Dra. Julyeth e da Coordenadora da Rede, Suzane Cesari, do Protocolo de atendimento humanizado às vítimas de violência, que vem sendo discutindo pelas Secretárias Municipais que fazem parte da Rede e pelo MP, para ser implantado a partir do ano de 2022.