A EDUCAÇÃO DE TRÊS BARRAS DO PARANÁ FRENTE À PANDEMIA
A Secretaria Municipal de Educação e Cultura vem desenvolvendo várias ações de prevenção ao contágio do novo coronavírus COVID-19, bem como para minimizar os impactos ocasionados pela suspenção das aulas presenciais na educação municipal.
Informações |
Objetivos |
Ações |
Envolvidos |
Informações sobre as ações de apoio à saúde física e mental dos profissionais da educação. |
- Evitar aglomerações nos ambientes escolares; - Manter os cuidados básicos de higiene e prevenção ao contágio do novo coronavírus; - Minimizar os impactos sentidos pelos profissionais da educação neste período de pandemia; - Proporcionar auxílio aos profissionais da educação na elaboração das atividades impressas e preenchimento de documentos; - Preparar os profissionais da educação para o acolhimento/atendimento dos alunos no retorno as aulas presenciais; - Manter os profissionais da educação atualizados sobre as ações previstas;
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- Organização de cronogramas com escalas de trabalho; - Disponibilização de produtos de higiene e equipamentos de proteção; - Elaboração de Plano de Contingência por cada Instituição de Ensino; - Orientação e auxílio aos professores, pelas Equipes Pedagógicas e Direções, na elaboração das atividades impressas, envio de explicações nos grupos de WhatsApp e no preenchimento de documentos; - Reunião on line com fala de psicóloga direcionada ao momento que estamos vivenciando e preparação para o retorno das aulas presenciais; - Levantamento de informações com os profissionais da educação, realizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, por meio de questionários sobre: os impactos profissionais e pessoais vivenciados/sentidos neste período de pandemia; expectativas/anseios em relação à volta as aulas; dificuldades encontradas pelos profissionais da educação neste novo formato de trabalho; - Diálogos individuais e/ou em pequenos grupos com os profissionais da educação, com orientações psicológicas e pedagógicas; |
- Secretário Municipal de Educação e Cultura; - Direções e equipes pedagógicas das Instituições de Ensino; - Coordenadores Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; - Psicóloga da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; - Psicóloga contratada exclusivamente para este fim; - Professores e funcionários; |
Informações sobre concursos novos e em andamento, contratações temporárias, regimes suplementares, convocações extraordinárias, alterações nas jornadas de trabalho e afastamentos dos profissionais de educação realizados em decorrência da covid-19. |
- Evitar aglomerações nos ambientes escolares; - Evitar a exposição dos profissionais da educação pertencentes ao grupo de risco à contaminação do novo coronavírus COVID – 19; - Apoiar os profissionais da educação que não se sentem seguros em comparecer ao ambiente de trabalho; - Manter a legitimidade do trabalho dos estagiários devido à impossibilidade de exercer as funções descritas nos Termos de Compromisso; - Manter o vínculo dos profissionais contratados por meio de processo seletivo; |
- O município não realizou novos concursos neste momento e nem possui concursos em andamento; - O Município realizou concurso público para o cargo de professor em 2019 e o mesmo possui vigência até 2021, também está em vigência até 2022, o Processo Seletivo Simplificado para os cargos de professor e serviços gerais; - Não foram realizadas contratações temporárias, regimes suplementares e convocações extraordinárias, mantendo-se os profissionais já contratados; - Organização das jornadas de trabalho: *Para os profissionais da educação, que não pertencem ao grupo de risco, foi organizado regime de trabalho por cronograma, onde realizam 40% (quarenta por cento) da carga horária presencial e 60% (sessenta por cento) da carga horária em tele trabalho; *Para os profissionais de educação que pertencem ao grupo de risco foi organizado tele trabalho para as funções que há possibilidade deste formato; *Concessão de Licença Especial para profissionais da educação (professores, motoristas e auxiliares de serviços gerais) que solicitaram; - Cedência de servidores do quadro geral para as Secretarias de Saúde e Administração; - Dispensa dos estagiários que atuavam nas Instituições de Ensino, por não haver a possibilidade de exercer as funções atribuídas no Termo de Compromisso; |
- Secretário Municipal de Educação e Cultura; - Direções das Instituições de Ensino; - Coordenadores Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; - Profissionais da Educação; - Estagiários;
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Informações sobre convênios, parcerias, acordos de cooperação, contratações, aditamentos e alterações contratuais, inclusive as ligadas de forma indireta às atividades escolares, tais como equipes de limpeza adicionais para garantir o cumprimento dos protocolos sanitários. |
- Manter a legitimidade do trabalho dos estagiários devido à impossibilidade de exercer as funções descritas nos Termos de Compromisso;
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- Ainda não houve realização de convênios, parcerias, acordos de cooperação, contratações e aditamentos na rede Municipal de Ensino; - Dispensa dos estagiários que atuavam nas Instituições de Ensino, por não haver a possibilidade de exercer as funções atribuídas no Termo de Compromisso; |
- Secretário Municipal de Educação e Cultura; - Coordenadores Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; - Direções das Instituições de Ensino; - Estagiários;
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Informações sobre mudanças na forma de contratação ou na gestão de contratos e compras na área da educação. |
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- Até o momento, o município não alterou a forma de contratação ou a gestão de contratos e compras na área da educação;
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Informações sobre a articulação entre as secretarias da educação e as unidades de planejamento, fazenda e controle interno, considerando, sobretudo, os impactos na arrecadação trazidos pela queda da atividade econômica. |
- Replanejar as ações de investimentos financeiros durante o período de pandemia do coronavírus COVID-19, devido à queda da arrecadação; |
- Suspensão temporária de ordem de serviço para execução de reforma, já licitada, para escola da Rede Municipal de Ensino; - Suspensão temporária de contratação do Projeto Arte Circense; - Suspensão do transporte escolar terceirizado, visto que, o pagamento é realizado de acordo com os quilômetros rodados; |
- Prefeito Municipal; - Secretário Municipal de Educação e Cultura; - Secretário Municipal de Finanças; - Controlador interno;
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Informações sobre medidas adotadas em relação à alimentação escolar tais como distribuição de alimentos aos pais ou responsáveis dos estudantes, uso de vouchers ou outras; critérios para essa entrega, no caso de a mesma não ser universal; formas de realização dos cadastros dos estudantes beneficiados; e monitoramento de tais medidas. |
- Atender as famílias cadastradas no Programa Bolsa Família/vulneráveis do município;
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- Elaboração de normativas municipais embasadas nas legislações federais, onde se elencou os critérios para distribuição dos kits de merenda escolar; - Levantamento das famílias cadastradas no Programa Bolsa Família através do Sistema Sere; - Distribuição dos kits de merenda escolar pelas Instituições de Ensino, conforme percentual de famílias beneficiárias do programa Bolsa Família devidamente matriculados; - Acompanhamento da distribuição dos kits de merenda escolar por membros do Conselho de Alimentação Escolar, bem como a realização de reuniões periódicas para tomadas de decisões; |
- Secretário Municipal de Educação e Cultura; - Direções e Equipes Pedagógicos das Instituições de Ensino; - Coordenadores Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; - Nutricionista responsável pela Rede Municipal de Ensino; - Conselho de Alimentação Escolar; - Pais ou responsáveis pelos alunos; |
Informações sobre estratégias para entrega dos conteúdos aos alunos; ferramentas utilizadas para que possam acessá-los (rádio, tv, aplicativos de celular, plataformas de vídeo na web, podcasts, impressos e outros); periodicidade com que as atividades são transmitidas; ações adotadas para garantir acesso, sobretudo dos alunos mais socialmente vulneráveis, distantes das áreas urbanas ou com deficiência, aos respectivos materiais pedagógicos. |
- Atender os alunos de forma remota mantendo o contato periodicamente; - Minimizar a defasagem na aprendizagem devido à necessidade do isolamento social; - Manter o vínculo escola e famílias objetivando a continuidade do processo ensino e aprendizagem; - Possibilitar aos pais e/ou responsáveis à retirada das atividades impressas; - Buscar contribuir na solução dos problemas que eventualmente podem ocorrer nas famílias neste período de pandemia devido ao novo coronavírus; - Possibilitar aos alunos o acesso aos conteúdos curriculares; |
- Criação de grupos no aplicativo WhatsApp para envio de atividades, explicações dos conteúdos e orientação para desenvolvimentos das atividades em dois dias da semana; - Planejamento, impressão e entrega de atividades impressas para um período quinzenal; - Disponibilização de uma semana de entrega das atividades impressas nas Escolas e Cmeis das 7h30min às 17h30min, sem intervalos; - Disponibilização dos professores para receber mensagens ou ligações no celular e também dois dias da semana, presencialmente, nas Escolas e Cmeis para os pais tirarem as dúvidas em relação aos conteúdos e ao desenvolvimento das atividades; - Envio de questionário, juntamente com as atividades impressas onde os pais podem relatar as dificuldades apresentadas durante a realização das atividades; - Contato telefônico semanal dos professores com as famílias para verificar como está o desenvolvimento das atividades e se a família possui outras necessidades a serem encaminhadas para os outros órgãos; - Ligações e encaminhamentos ao Conselho Tutelar das famílias que não retiraram as atividades impressas durante o período estipulado; |
- Secretário Municipal de Educação e Cultura; - Coordenadores Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; - Direções das Instituições de Ensino; - Equipes Pedagógicas das Instituições de Ensino; - Professores; - Pais ou responsáveis e alunos; - Conselho Tutelar;
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Informações sobre a adoção de atividades não presenciais nas redes de ensino; medidas de acompanhamento e manutenção do vínculo aluno escola, visando à aprendizagem durante esse período, mesmo que proporcionalmente inferior à esperada em condições normais de aulas presenciais, e para evitar o aumento do abandono e da evasão escolar. |
- Atender os alunos de forma remota mantendo o contato periodicamente; - Minimizar a defasagem na aprendizagem devido à necessidade do isolamento social; - Manter o vínculo escola e famílias objetivando a continuidade do processo ensino e aprendizagem; - Possibilitar aos pais e/ou responsáveis à retirada das atividades impressas; - Buscar contribuir na solução dos problemas que eventualmente podem ocorrer nas famílias neste período de pandemia devido ao novo coronavírus; - Possibilitar aos alunos o acesso aos conteúdos curriculares; |
- Criação de grupos no aplicativo WhatsApp para envio de atividades, explicações dos conteúdos e orientação para desenvolvimentos das atividades em dois dias da semana; - Planejamento, impressão e entrega de atividades impressas para um período quinzenal; - Disponibilização de uma semana de entrega das atividades impressas nas Escolas e Cmeis das 7h30min às 17h30min, sem intervalos; - Disponibilização dos professores para receber mensagens ou ligações no celular e também dois dias da semana, presencialmente, nas Escolas e Cmeis para os pais tirarem as dúvidas em relação aos conteúdos e ao desenvolvimento das atividades; - Envio de questionário, juntamente com as atividades impressas onde os pais podem relatar as dificuldades apresentadas durante a realização das atividades; - Contato telefônico semanal dos professores com as famílias para verificar como está o desenvolvimento das atividades e se a família possui outras necessidades a serem encaminhadas para os outros órgãos; - Ligações e encaminhamentos ao Conselho Tutelar das famílias que não retiraram as atividades impressas durante o período estipulado; |
- Secretário Municipal de Educação e Cultura; - Coordenadores Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; - Direções das Instituições de Ensino; - Equipes Pedagógicas das Instituições de Ensino; - Professores; - Pais ou responsáveis e alunos; - Conselho Tutelar;
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Informações sobre a criação de meios específicos para interação entre profissionais das redes de ensino, além daqueles entre gestores educacionais e pais ou responsáveis pelos alunos. |
- Manter o contato com os profissionais, atualizando-os quanto às informações das ações realizadas neste período; - Manter o contato e vínculo com os pais ou responsáveis para mantê-los atualizados quanto às ações realizadas e neste período e o papel dos neste processo; |
- Grupos através do aplicativo de WhatsApp, com registro em atas das informações repassadas; - Lives através do youtube e zoom; - Entrega de documentos impressos aos profissionais da educação; - Formação de pequenos grupos para diálogos e repasse de informações com registros em atas; - Ligações para os profissionais da educação orientando e repassando informações; - Envio de e-mails para os profissionais da educação contendo as normativas e informações; - Envio de questionário, juntamente com as atividades impressas onde os pais podem relatar as dificuldades apresentadas durante a realização das atividades; - Contato telefônico semanal dos professores com as famílias para verificar como esta o desenvolvimento das atividades e se a família possui outras necessidades a serem encaminhadas para os outros órgãos; - Disponibilização dos professores para receber mensagens ou ligações no celular e também dois dias da semana, presencialmente, nas Escolas e Cmeis para os pais tirarem as dúvidas em relação aos conteúdos e ao desenvolvimento das atividades; - Disponibilização das Direções e Equipes Pedagógicas durante toda a semana para atender aos pais ou responsáveis e profissionais da educação; |
- Secretário Municipal de Educação e Cultura; - Coordenadores Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; - Direções das Instituições de Ensino; - Equipes Pedagógicas das Instituições de Ensino; - Profissionais da educação; - Pais ou responsáveis; |
Informações sobre as ações de orientação e capacitação oferecidas ao corpo docente e a todos os profissionais ligados à gestão da educação, incluindo diretores de escola, coordenadores pedagógicos, orientadores, supervisores e demais servidores de áreas afins e voltadas à realização das atividades educacionais durante o período de fechamento das escolas. |
- Manter o contato com os profissionais, atualizando-os quanto às informações das ações realizadas neste período; - Aprimorar o conhecimento dos profissionais da educação para contribuir no desenvolvimento dos planejamentos e atuação em sala de aula; - Orientar os profissionais da educação quanto à utilização das novas tecnologias no planejamento das aulas remotas; |
- Grupos através do aplicativo de WhatsApp, com registro em atas das informações repassadas; - Lives através do youtube e zoom; - Entrega de documentos impressos aos profissionais da educação; - Formação de pequenos grupos para diálogos e repasse de informações com registros em atas; - Ligações para os profissionais da educação orientando e repassando informações; - Envio de e-mails para os profissionais da educação contendo as normativas e informações; - Oferta de 100 horas de Formação continuada através do aplicativo Classroom; |
- Secretário Municipal de Educação e Cultura; - Coordenadores Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; - Direções das Instituições de Ensino; - Equipes Pedagógicas das Instituições de Ensino; - Profissionais da educação;
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Informações sobre as ações intersetoriais de atendimento aos alunos e a suas famílias, envolvendo, sobretudo, as áreas da saúde e da assistência social e incluindo as estratégias de articulação e cooperação entre os diversos poderes e órgãos, além de outras instâncias, como os conselhos escolares e organizações da sociedade civil. |
- Possibilitar aos alunos o acesso aos conteúdos curriculares; - Buscar contribuir na solução dos problemas que eventualmente podem ocorrer nas famílias neste período de pandemia devido ao novo coronavírus; - Atender as famílias que apresentam vulnerabilidade social no município; - Proporcionar a participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões;
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- Encaminhamentos ao Conselho Tutelar das famílias que não retiram as atividades impressas após as tentativas de contato realizadas pelas escolas; - Contato telefônico semanal dos professores com as famílias para verificar como esta o desenvolvimento das atividades e se a família possui outras necessidades a serem encaminhadas para os outros órgãos; - Encaminhamentos para o Centro de Referência de Assistência Social – CRAS e Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, das famílias que apresentam vulnerabilidade social; - Reuniões periódicas com os Conselhos Escolares para tomadas de decisões em relação às ações a serem realizadas neste período; - Criação da Comissão de Avaliação e Monitoramento da Educação/COVID – 19, com representações de diferentes segmentos da comunidade escolar, para acompanhamento das ações realizadas; |
- Secretário Municipal de Educação e Cultura; - Coordenadores Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; - Direções das Instituições de Ensino; - Equipes Pedagógicas das Instituições de Ensino; - Profissionais da educação; - Pais ou responsáveis pelos alunos; |
Informações sobre o processo participativo da comunidade escolar e conselhos na tomada de decisões quanto às ações empreendidas no período de isolamento, tais como a definição do formato e dos conteúdos das atividades à distância, reorganização do calendário escolar, plano de retomada das atividades presenciais e produção de material didático. |
- Proporcionar a participação da comunidade escolar nas tomadas de decisões e acompanhamento das ações realizadas; - Fortalecer a participação dos órgãos colegiados nas tomadas de decisões referente às ações planejadas para este período; - Preparar o ambiente e os profissionais da educação para o retorno das aulas presenciais de forma segura; - Organizar procedimentos pedagógicos na tentativa de minimizar a defasagem de aprendizagem dos alunos;
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- Reuniões periódicas com os Conselhos Escolares e Associação de Pais, Mestres e Funcionários – APMF, para tomadas de decisões em relação às ações a serem realizadas neste período; - Criação da Comissão de Avaliação e Monitoramento da Educação/COVID – 19, com representações de diferentes segmentos da comunidade escolar, para acompanhamento das ações realizadas; - Reuniões periódicas com o Conselho Municipal de Educação para análise e aprovação das normativas e ações elaboradas para o período de aulas não presenciais; - Acompanhamento da distribuição dos kits de merenda escolar por membros do Conselho de Alimentação Escolar, bem como a realização de reuniões periódicas para tomadas de decisões; - Reuniões periódicas com Comitê do Transporte Escolar para repasse de informações; - Estudos acerca das diferentes possibilidades de reorganização do Calendário Escolar; - Estudos das normativas para organização do retorno das aulas presenciais, respeitando o protocolo pedagógico pós-pandemia, com as seguintes etapas a serem seguidas: replanejamento do calendário letivo, revisão e reestruturação do planejamento anual, promoção da frequência nas atividades presenciais e remotas, elaboração de cronograma de reposição, estruturação do plano de reposição, organização de avaliação diagnóstica, elaboração de plano de recuperação de aprendizagem, organização de atividades complementares e elaboração do plano de comunicação; - Elaboração de protocolos sanitários para o retorno as aulas presenciais, analisando questões como: o distanciamento físico, os cuidados com as pessoas com suspeita de contaminação, o transporte escolar, a alimentação escolar, os espaços escolares e a sugestão de equipamentos de proteção individual; |
- Secretário Municipal de Educação e Cultura; - Coordenadores Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; - Direções das Instituições de Ensino; - Equipes Pedagógicas das Instituições de Ensino; - Profissionais da educação; - Pais ou responsáveis pelos alunos; - Alunos; |
Informações sobre os planos de ação e as estratégias de governo para o retorno gradual dos estudantes às salas de aula, incluindo mecanismos de busca ativa, protocolos e recomendações relativos aos cuidados sanitários e de higiene exigidos pelos órgãos de saúde, bem como das orientações emitidas por conselhos ou comitês especializados. |
- Preparar o ambiente e os profissionais da educação para o retorno das aulas presenciais de forma segura; - Organizar procedimentos pedagógicos na tentativa de minimizar a defasagem de aprendizagem dos alunos;
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- Estudos das normativas para organização do retorno das aulas presenciais, respeitando o protocolo pedagógico pós-pandemia, com as seguintes etapas a serem seguidas: replanejamento do calendário letivo, revisão e reestruturação do planejamento anual, promoção da frequência nas atividades presenciais e remotas, elaboração de cronograma de reposição, estruturação do plano de reposição, organização de avaliação diagnóstica, elaboração de plano de recuperação de aprendizagem, organização de atividades complementares e elaboração do plano de comunicação; - Elaboração de protocolos sanitários para o retorno as aulas presenciais, analisando questões como: o distanciamento físico, os cuidados com as pessoas com suspeita de contaminação, o transporte escolar, a alimentação escolar, os espaços escolares e a sugestão de equipamentos de proteção individual; |
- Secretário Municipal de Educação e Cultura; - Coordenadores Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; - Direções das Instituições de Ensino; - Equipes Pedagógicas das Instituições de Ensino; - Profissionais da educação; - Pais ou responsáveis pelos alunos; - Alunos; |
Informações sobre as ações a serem implementadas para avaliação diagnóstica, nivelamento das turmas e alunos e recuperação da aprendizagem, incluindo as iniciativas que objetivam mitigar a defasagem de aprendizado gerada pelas dificuldades de acesso dos alunos em situação de maior vulnerabilidade ao conteúdo disponibilizado a distância. |
- Avaliar a efetividade do ensino remoto individualmente e identificar a defasagem de cada estudante durante o afastamento das salas de aula; - Garantir as aprendizagens essenciais para cada nível, etapa e modalidade de ensino; - Conscientizar os estudantes sobre a importância da realização das atividades extras e pesquisas; |
- Organizar avaliação diagnóstica, por meio de questões objetivas e descritivas, com foco nas habilidades essenciais como: escrita, interpretação, proficiência em leitura e cálculos matemáticos; - Organizar estratégias de nivelamento e recuperação para os estudantes com defasagem na aprendizagem; - Produção de material didático, apoiado pelo ensino híbrido e com foco em habilidades essenciais, intensificando atendimentos individuais e reforço escolar; - Programar atividades extras para trabalhar os conteúdos de forma diferenciada; - Elaborar atividades remotas e incentivar pesquisas diversas; |
- Secretário Municipal de Educação e Cultura; - Coordenadores Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; - Direções das Instituições de Ensino; - Equipes Pedagógicas das Instituições de Ensino; - Profissionais da educação; - Pais ou responsáveis pelos alunos; - Alunos; |
Informações sobre as ações de acolhimento dos alunos a fim de minimizar os efeitos psicológicos decorrentes do isolamento. |
- Preparar os profissionais da educação para o acolhimento/atendimento dos alunos no retorno as aulas presenciais;
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- Reunião on line com fala de psicóloga direcionada ao momento que estamos vivenciando e preparação para o retorno das aulas presenciais; - Levantamento de informações com os profissionais da educação, realizados pela Secretaria Municipal de Educação, por meio de questionários sobre: os impactos profissionais e pessoais vivenciados/sentidos neste período de pandemia; expectativas/anseios em relação à volta as aulas; dificuldades encontradas pelos profissionais da educação neste novo formato de trabalho; - Diálogos individuais e/ou em pequenos grupos com os profissionais da educação, com orientações psicológicas e pedagógicas; |
- Secretário Municipal de Educação e Cultura; - Direções e equipes pedagógicas das Instituições de Ensino; - Coordenadores Pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; - Psicóloga da Secretaria Municipal de Educação e Cultura; - Psicóloga contratada exclusivamente para este fim; - Profissionais da educação; - Pais ou responsáveis; - Alunos; |