PROERD forma 129 alunos em Três Barras

Categoria: Educação Publicado: Segunda, 06 Junho 2016

Na noite desta quinta-feira (02), aconteceu no Centro Social da Igreja Matriz à cerimônia de formatura do PROERD do município de Três Barras do Paraná.  No ato foram formados 129 proerdianos, alunos de 5º ano, das escolas municipais Carlos Gomes, Abelardo Luz, João Mello de Morais e Salgado Filho.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD) acontece em sua 4ª edição no município, através da parceria entre a Polícia Militar do Paraná e Secretaria Municipal de Educação.

O PROERD é um programa de educação preventiva ao uso de drogas, que objetiva ensinar técnicas centradas na resistência à pressão dos companheiros e auxílio para as crianças dizerem não às drogas, além de abordar a importância da família e da educação para a formação da cidadania, foi ministrado pelo Soldado Alexsandro Ribeiro da Silva, que ministrou aulas durante um bimestre nas turmas de 5º ano.

A cerimônia que teve momentos contagiantes e emocionantes contou com a presença dos pais e familiares dos formandos, além do corpo docente e funcionários da educação municipal. A organização do evento ficou por conta da Secretaria Municipal de Educação, com a participação da Polícia  Militar.

Durante o cerimonial os alunos destaques do curso e seus professores  foram premiados pela Coordenação do Projeto,   que contou com a colaboração  do Banco do Brasil,  e das agências  SICREDI e SICOOB, que presentearam  os alunos premiados  e seus professores  com  cadernetas de  poupança. A premiação analisou o comportamento, conduta e responsabilidade durante a execução das ações do Proerd e analisou também as redações que se destacaram.

O prefeito Gerso Francisco Gusso destacou a importância das ações preventivas ao uso das drogas, visto que os adolescentes estão expostos cada vez mais cedo.

“Hoje é um dia muito feliz para Três Barras, visto que contamos com mais 129 membros do Proerd que irão repassar o que aprenderam para os pais, irmãos e amigos. O PROERD é uma parceria entre o Poder Público Municipal e a Polícia Militar que tem surtido efeito, onde o objetivo é prevenir e erradicar o uso de drogas em nossa cidade. Quero parabenizar todos que estiveram envolvidos com o projeto, em especial a equipe da Policia Militar pelo brilhante trabalho desenvolvido com as crianças, a equipe da Secretaria da Educação, os Conselhos, APMFs, os professores, funcionários das escolas, os pais dos alunos e principalmente as crianças” frisou Gerso.

O cerimonial contou também com apresentação dos projetos de Fanfara, Violão e Capoeira, que são desenvolvidos através da parceria entre o CRAS e o Centro de Apoio a Criança e ao Adolescente – CEACA, sendo estes projetos importantes para manter as crianças e adolescentes tribarrenses longe das drogas e violências.

Em Três Barras a parceria entre o município e a PM para desenvolver o PROERD deve continuar em 2017, onde outros alunos serão beneficiados com o projeto.

Av. Brasil, 245

85485-000-Três Barras do Paraná-PR